A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) apresenta no dia 25 de junho (quinta-feira), às 20h, o concerto Alma do Novo Mundo, espetáculo que reunirá no palco do Theatro Pedro II um grupo de 120 alunos da escola, entre os instrumentistas da orquestra e o coral. O acesso é aberto e gratuito à toda população, com distribuição de convites uma hora antes do espetáculo. O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas e Alma.
O programa destaca a capacidade da arte de atravessar fronteiras geográficas, linguísticas e temporais sem perder sua força de comunicação. Segundo Ladson Mendes, coordenador pedagógico da Alma, as obras escolhidas para o concerto representam momentos marcantes da história da música ocidental. “O espetáculo é um convite para percorrer diferentes épocas, estéticas e tradições do repertório sinfônico e coral. O público de Ribeirão Preto terá a oportunidade de ouvir obras de grandes compositores da música mundial”.
Repertório
Para a abertura do espetáculo, foi escolhida a peça “Dança dos Cavaleiros”, do russo Sergei Prokofiev, extraída do balé “Romeu e Julieta”. Inspirada na tragédia do poeta inglês William Shakespeare, a composição traduz em música os conflitos humanos, por meio de uma escrita de imensa densidade dramática. “Há nessa peça imponência rítmica, riqueza orquestral e intensos contrastes de caráter, que a tornaram uma das criações mais emblemáticas do repertório do século 20, unindo vigor e lirismo em uma construção sonora de rara originalidade”, explica o coordenador pedagógico.
Em seguida, os alunos da Alma executam “Sinfonia nº 9 em Mi menor, Op. 95 – Do Novo Mundo”, do tcheco Antonín Dvořák. Composta durante a permanência do compositor nos Estados Unidos, a obra simboliza o encontro entre tradições distintas e a busca por uma linguagem universal. “Aqui, Dvořák demonstra que a arte se fortalece quando dialoga com a diversidade humana ao reconhecer a riqueza das expressões populares e incorporá-las à escrita sinfônica”, assinala Ladson Mendes. A terceira peça será “Cantique de Jean Racine”, do francês Gabriel Fauré, que marca uma transformação na atmosfera da apresentação. A música é uma das mais delicadas criações do repertório coral francês, em que a espiritualidade serena revela profunda confiança na capacidade da música em elevar o espírito humano.

Para encerrar, “Finlândia”, de Jean Sibelius, compositor finlandês que faz da composição uma das mais expressivas manifestações do nacionalismo musical europeu. Concebida como poema sinfônico posteriormente adaptada para coro, a obra tornou-se um símbolo de liberdade, esperança e unidade. “É uma peça que transcende seu contexto histórico e afirma a música como espaço de encontro entre indivíduos e comunidades”, pontua Mendes.
Formação e excelência
Formar cidadãos, fortalecer comunidades e construir experiências que atravessam o tempo, por meio da arte, é o pilar central do trabalho da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto. Para Ladson Mendes, em cada concerto entregue ao público o trabalho cumpre esse propósito em duas frentes: celebração da inventividade e genialidade de grandes compositores e lembrança aos alunos de que a excelência artística nasce do estudo, disciplina, escuta e compromisso com o coletivo. Segundo ele, cada concerto reforça a missão da escola em formar músicos que compreendam que a verdadeira grandeza da interpretação musical está em servir à obra.
“Na Alma, acreditamos que a arte acontece plenamente quando o intérprete se coloca a serviço da obra. Este concerto representa um exercício de formação artística e humana, em que cada ensaio e cada apresentação reafirmam a importância da educação artística como caminho para o conhecimento, a sensibilidade e o desenvolvimento das pessoas”, resume o coordenador.
No primeiro semestre de 2026, as atividades da Alma no Núcleo de Ribeirão Preto são mantidas pelo ProAC – Programa Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com patrocínios das empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – NECTA e GSInima Ambient; Suíte – Escandinávia; Ária – Supermercados Canesin, Riberfoods, AZTintas, Cotave Comercial Tarraf, Luiz Tonin.
SERVIÇO
Evento: Concerto “Alma e o Novo Mundo”, com alunos da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma)
Data e horário: 25 de junho (quinta-feira) | 20h
Local: Theatro Pedro II (rua Alvares Cabral, 370)
Acesso: gratuito, não precisa retirar ingressos e a entrada livre e por ordem de chegada.
Sobre a Alma
A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de ampliar o repertório cultural e artístico dos alunos.














