Alunas e alunos da Instituição Aparecido Savegnago preparam duas apresentações para o público neste final de ano em Sertãozinho. O 6º Festival de Dança, com o espetáculo “A Bela e a Fera”, será realizado no dia 21 de novembro. Já o Concerto Pedagógico com a participação das classes de metais, madeira e percussão, acontece no dia 25 de novembro.

Concerto Pedagógico
O Auditório Isaura Bolsoni Savegnago, instalado na sede da entidade, receberá o recital dos instrumentos musicais, os seus sons e a sua funcionalidade em um concerto. A apresentação, gratuita e aberta ao público, está confirmada às 19h30. Os estudantes farão atuações de trombone, trompa e trompete (classes de metais), flauta transversal (madeira) e bateria e percussão.

De acordo com Sara Cesca, coordenadora pedagógica e artística da IAS, o concerto é um momento de execução pública do processo artístico-pedagógico realizado pelos alunos em sala de aula. Todas as habilidades trabalhadas são levadas para o palco. Ao todo, 30 estudantes, entre crianças e jovens, compõem a apresentação.

“A execução e interpretação de cada jovem ou criança são resultados de um processo didático e de uma prática constante. No Concerto Pedagógico, várias formações podem ser conferidas, tais como: duetos, trios, grupos maiores ou solo. A apresentação pedagógica da Instituição Aparecido Savegnago, além da participação dos professores, conta com o acompanhamento da pianista Gladys de Pádua, especialista na arte da correpetição”, explica Sara.

Durante o recital, o público poderá conferir obras musicais que fazem parte do programa didático, peças folclóricas e outras exclusivamente compostas para o concerto. “Além do repertório que terão a oportunidade de conhecer, familiares poderão apreciar as etapas do desenvolvimento que vêm sendo realizadas pelos alunos de metais, madeiras e percussão”, destaca a coordenadora.

Toda apresentação dos alunos nesta audição será registrada e poderá ser acessada no canal do YouTube da Instituição Aparecido Savegnago (Link).

Festival de Dança
Já o 6º Festival de Dança da IAS acontecerá no dia 21 de novembro, às 19h30, no Teatro Municipal de Sertãozinho. O espetáculo “A Bela e a Fera” ganha uma releitura através da dança elaborada pelo coordenador do curso de Dança da entidade, Adriano Santos, baseado no filme clássico da Disney. Compondo as festividades de final de ano, esta apresentação será aberta para os familiares dos alunos da IAS.

A história, que narra a vida de uma jovem moradora de uma pequena aldeia que se sacrifica pelo pai ao ser capturada por uma criatura feroz, ganha vida através da dança. No castelo onde está aprisionada, ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é, na verdade, um príncipe sob um feitiço, que precisa de amor para retornar à forma humana.

“’A Bela e a Fera’ é uma história que toca o coração de todas as idades. É um privilégio poder contá-la através da dança e compartilhar a magia e a emoção que ela traz. Para o espetáculo, associamos o balé clássico, sendo a modalidade principal que o projeto oferece aos alunos e, também, inserimos a parte lúdica e mágica que o filme traz. Contamos com a participação de 60 bailarinos que integram o projeto”, afirma Adriano.

No ano passado, o Festival de Dança trouxe a apresentação “Rio: Uma Aventura na Amazônia Selvagem”. “Nossos alunos se identificaram com o tema que abrange música, dança e canto. O resultado alcançado foi melhor do que o esperado. Para este ano, com o espetáculo ‘A Bela e A Fera’, os familiares vão se apaixonar e se emocionar com a exibição”, garante o coordenador. A apresentação tem duração de 60 minutos.

Serviço
6º Festival de Dança da IAS – “A Bela e a Fera”

Data: 21 de novembro
Horário: 19h30
Local: Teatro Municipal de Sertãozinho
Endereço: Rua Washington Luiz, 1.131 – Jardim Sumaré, Sertãozinho/SP
Entrada: Gratuita

Concerto Pedagógico
Data: 25 de novembro
Horário: 19h30
Local: Anfiteatro Isaura Bolsoni Savegnago, na sede da IAS
Endereço: Rua José Bonini, 536 – São João – Sertãozinho/SP
Entrada: Gratuita

Sobre IAS
A Instituição Aparecido Savegnago (IAS) possui uma história de dedicação às crianças e adolescentes da cidade de Sertãozinho e do distrito de Cruz das Posses. O objetivo é fazer o bem para a comunidade por meio da cultura, arte, educação e cidadania.

Desde o início do projeto, mais de 3 mil alunos já passaram pela instituição por meio dos cursos de violino, violoncelo, viola, contrabaixo, clarinete, flauta, saxofone, trompa, trombone, trompete, violão, percussão, bateria, canto coral, teatro, balé, ética e cidadania e artes plásticas, além de saúde da criança, que é realizado por uma psicóloga.

O Espetáculo A Bela e a Fera integra o Projeto Beija-Flor – dança, artes visuais e camerata, que foi aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Conta com patrocínio exclusivo do Savegnago Supermercados. Já o Concerto Pedagógico integra o Projeto Beija-flor – ano 6, que foi aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Conta com patrocínio das seguintes empresas: ouro – Savegnago Supermercados; prata – Caldema e Prática; bronze: Selmi, Triex, Siamar, Café Utam e Fast Gôndolas e Check-outs.