Ribeirão Preto celebrou seus 170 anos em grande estilo. Mais de 25 mil pessoas lotaram a Arena Nicnet na noite da última quinta-feira (18) para acompanhar um dos maiores eventos já realizados em comemoração ao aniversário da cidade. Com entrada solidária, grandes atrações nacionais e uma atmosfera de festa que tomou conta do público, a celebração também entrou para a história pela arrecadação recorde de mais de 38 toneladas de alimentos.

João Bosco e Vinicius – Foto: Guilherme Sircili

Promovido pela Prefeitura de Ribeirão Preto, com apoio da iniciativa privada, o evento reuniu famílias, jovens, crianças e pessoas de diferentes regiões da cidade em uma grande celebração popular, marcada pela música, pela solidariedade e pelo orgulho de pertencer a Ribeirão Preto.

Clube da Viola – Foto: Guilherme Sircili

A programação reuniu grandes nomes da música brasileira e levou o público ao coro do início ao fim da noite. A boiadeira Ana Castela, um dos principais fenômenos da música nacional, a dupla João Bosco & Vinícius e o tradicional Clube da Viola, que celebrou 30 anos de história, transformaram a Arena Nicnet em um grande palco de comemoração dos 170 anos de Ribeirão Preto. O DJ Ítalo Luan ainda levou animação ao público ao longo da noite e o violeiro Sandro Dhiacanga fez uma apresentação especial do Hino Nacional Brasileiro.

Ana Castela – Foto: Guilherme Sircili

Além dos shows, o evento contou com praça de alimentação e espaço kids, oferecendo uma estrutura preparada para receber toda a família e reforçando o caráter democrático da comemoração.

Solidariedade que também fez história
Mais do que um grande espetáculo, o aniversário de Ribeirão Preto foi marcado por uma expressiva mobilização solidária. A troca antecipada de ingressos por alimentos não perecíveis resultou na arrecadação de mais de 38 toneladas de donativos, que serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O resultado representa uma das maiores ações solidárias já realizadas em eventos comemorativos do município e demonstra o espírito de união da população em torno de uma causa coletiva.

Transporte gratuito e segurança garantiram acesso ao público
Para ampliar o acesso da população às comemorações, a Prefeitura realizou uma operação especial de Tarifa Zero no transporte coletivo urbano, por meio da RP Mobi. A gratuidade foi disponibilizada a partir das 17h do dia do evento e permaneceu durante todo o feriado de 19 de junho.

A operação permitiu que milhares de pessoas utilizassem o transporte coletivo para chegar ao local da festa e retornar para casa com conforto e segurança.

A Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar também atuaram de forma integrada durante toda a programação, contribuindo para que o evento transcorresse de forma organizada e tranquila.

Prefeito Ricardo Silva

“Celebrar os 170 anos de Ribeirão Preto com uma festa dessa dimensão, gratuita, segura e ainda marcada por um gesto tão bonito de solidariedade mostra a força da nossa cidade e da nossa população. Foi uma noite histórica, construída por muitas mãos e vivida por milhares de pessoas”, destacou o prefeito Ricardo Silva.