O teatro de sombras, uma forma teatral antiga, que utiliza sombras projetadas por objetos ou pessoas para criar histórias, chega a Araraquara nesta sexta-feira, dia 13 de junho, com espetáculo apenas para convidados. O espetáculo “Sob o Céu do Cerrado” – Edital SESI Viagem Teatral- Produções inéditas, da Cia. Libélula de Ribeirão Preto e Sesi-SP, que ocupará espaços culturais de destaque em diversas cidades do Estado de São Paulo, terá sua estreia às 20h, no Teatro do Sesi de Araraquara. Serão realizadas, ainda, oficina e mais duas apresentações no mês de junho. Todas gratuitas e abertas ao público.

Trata-se de um espetáculo visual de teatro de sombras que mergulha no universo sensível do Cerrado a partir do olhar do Céu e da trajetória do pequeno tamanduá Tarumã que nasce em meio à beleza natural e enfrenta o fogo, o avanço da destruição de seu bioma e a solidão. Criado para público infantojuvenil surdo e ouvinte, a obra é um convite silencioso à contemplação, atravessada por imagens, cores e movimento visual. A narrativa, sem palavras faladas, revela a beleza, a força e a fragilidade da vida no Cerrado, confrontando a devastação causada pelo fogo e pelo avanço humano. Com delicadeza e potência imagética, acompanhamos Tarumã em sua jornada de sobrevivência, encontro e resistência.

A direção do espetáculo é da Cia Quase Cinema com a realização da Cia Libélulas. A encenação da peça valoriza a comunicação acessível por meio da luz, da sombra e da expressividade corporal, tornando a experiência poética para todos os públicos. De acordo com Dani Viola, atriz e produtora cultural da Cia. Libélulas, o teatro de sombras é uma forma de expressão artística e um importante recurso educativo que estimula a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento de habilidades de expressão em crianças e adultos. Ela se destaca por sua capacidade de contar histórias por meio de sombras, criando uma experiência mágica e envolvente. “A criação e manipulação de sombras permitem que as pessoas explorem sua imaginação e criatividade, transformando objetos e personagens em algo novo.

A narrativa, sem palavras faladas, revela a beleza, a força e a fragilidade da vida no Cerrado, confrontando a devastação causada pelo fogo e pelo avanço humano.

A experiência de contar histórias por sombras ajuda a desenvolver a capacidade de expressão corporal, vocal e narrativa. E ele pode ser utilizado em diversas áreas, como artes, literatura, história e outras, promovendo uma aprendizagem integrada e contextualizada”, destaca Viola.  Sob o Céu do Cerrado será apresentado em Araraquara, Marília, Birigui, Piracicaba e Osasco.

Serviço – Araraquara

Estreia “Sob o Céu do Cerrado” – Edital SESI Viagem Teatral- Produções inéditas

Data: Sexta-feira, dia 13 de junho com espetáculo somente para convidados

Hora: 20h

Oficina-Iniciação ao Teatro de Sombras. Voltado para professores: artistas, professores e interessados em geral a partir de 16 anos

Data: Sábado, 14 de junho

Hora: Das 09h30 às 11h30

Apresentações:

Dias 14 e 15 de junho

Hora: 15h

Local: Todas as apresentações e oficina acontecem no Teatro do Sesi Araraquara, localizado na avenida Octaviano de Arruda Campos, 686 – Jardim Floridiana (Vila Xavier).

Ficha técnica: Idealização – Daniele Viola (Cia Libélulas); Texto original – Kerem Apuk Direção; Adaptação e roteiro – Silvia Godoy / Ronaldo Robles (Cia Quase Cinema); Consultora em trilha sonora – Thais Foresto; Composição e produção de trilha sonora – Will Storti Elenco – Daniele Viola / Aline Carvalho; Cenografia – Ronaldo Robles; Cenotécnico – Charles Kray; Iluminação – Daniele Viola / Silvia Godoy; Confecção de bonecos e elementos cênicos – Daniele Viola / Silvia Godoy / Ronaldo Robles; Consultor ambiental – Milton Groppo; Consultor surdo – Guilherme Nichols; Operação de luz – Andreza Mancuso; Registro audiovisual e fotografia – Raíza Ferreira; Social media – Renata Ribeiro; Designer gráfico – Alessandro Merighi e Renata Ribeiro; Assessoria de imprensa – Márcia Rossetto e Aline Leite; Acessibilidade comunicacional – Angélica Gotejo e Produção executiva – Bárbara Monsignore.