Seguindo a programação de setembro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o Cine Fórum exibirá o filme argentino “O Cachorro” (2004) na sede da instituição (Rua Prof. Mariano Siqueira, 81, Jardim América), neste sábado (28/9), às 18h. A sessão, gratuita e aberta ao público, é comandada pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro.
“O Cachorro” é uma produção independente da Argentina que busca trazer o estilo neorrealista ao cinema, utilizando atores amadores. “Os atores são pessoas de um vilarejo na Patagônia, o que confere um toque mais realista aos personagens. Embora isso possa ser arriscado, o diretor Carlos Sorín consegue imprimir tanta humanidade que é impossível não se emocionar com o filme,” comenta Marcos de Castro.
Diferente de outras produções que exploram a imagem do cachorro, como “Marley e Eu” e “Sempre ao Seu Lado”, o filme de Carlos Sorín traz o animal como um amuleto de sorte na vida de Juan Villegas. “Sorín aborda o papel dos cachorros de uma forma diferente, destacando a sorte que eles trazem para a vida das pessoas. Ele mostra que, mesmo em um lugar que enfrenta momentos delicados, isso não é desculpa para deixar de olhar para o próximo com ternura, educação e respeito”, reforça André.
SERVIÇO
Cine Fórum – “O Cachorro” (2004)
Data: 28/09 (sábado)
Horário: 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.