O fim existe ou será apenas uma passagem que antecede novos recomeços? Esta é a pergunta central que baliza o espetáculo “FIM?”, que a companhia carioca Amigos da Luz traz para Ribeirão Preto no dia 29 de setembro (domingo), em duas sessões no Teatro Marista (16h30 e 19h). Os ingressos custam $ 50 (meia e compra antecipada até dia 28) e $100 (inteira). A realização é da USE Intermunicipal de Ribeirão Preto (órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo). Além das duas sessões em Ribeirão Preto, outras seis apresentações estão programadas para cidades da região e de Minas Gerais.

Com mote em temáticas universais que permeiam o relacionamento a dois, como individualidade, amor, convivência e perdão, a peça conta a história de um casal que após sete anos de casamento não se reconhece e não se encaixa mais. Para tentar entender o que estão vivendo, eles relembram e recriam sua própria história. O roteiro mescla cenas leves e divertidas a outras mais sombrias e rascantes, formatando um convite para o público para embarcar na viagem e fazer suas próprias reflexões.

Fábio Oliviere, que divide a direção de “FIM?” com Fábio de Luca, comenta a proximidade do texto com a vida real, associando os comportamentos menos tolerantes atuais à cultura do imediatismo. “Percebemos que, hoje, casais mais jovens tendem a buscar soluções mais rápidas para seus conflitos e apresentam mais intolerância com esses impasses. A montagem aborda a necessidade de parar, olhar para dentro de si e olhar para o outro, e buscar entender as raízes mais profundas dos desafios humanos. Olhamos para esse tipo de situação como uma oportunidade de diálogo e reflexão e acreditamos que, independente da idade do público, todo mundo pode se beneficiar da mensagem de autoconhecimento e empatia que a peça propõe”, sublinha Oliviere, que também assina a cenografia e iluminação do espetáculo.

Turnê

Além de Ribeirão Preto, o grupo Amigos da Luz fará outras seis apresentações de “FIM?” nas cidades de Bebedouro, Franca, Igarapava, Passos, São Sebastião do Paraíso e Uberaba (confira agenda completa no final do texto). “Estamos muito animados com essa turnê pelo interior paulista e mineiro. É uma nova oportunidade de levar nosso trabalho para novos públicos e isso é muito especial para nós. Nossa expectativa é a de criar conexões significativas, provocar reflexões e proporcionar momentos de riso e emoção”, destaca Fábio Oliviere.

Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a companhia Amigos da Luz trabalha alinhavando o teatro à filosofia espírita. Em “FIM?”, o grupo insere elementos dessa visão religiosa nos momentos mais desafiadores do casal protagonista, mas sem nenhum apelo de credo. “Embora o Espiritismo seja a base filosófica das nossas produções, o objetivo principal é tratar temas como amor, perdão, autoconhecimento e evolução pessoal, que são questões que tocam a todas as pessoas independentemente da fé de cada um. A colocação de elementos espíritas é sutil, como uma perspectiva adicional sobre os acontecimentos, sem que isso se torne o foco principal ou algo impositivo”, explica o diretor de “FIM?”, acrescentando que a atmosfera leve e acolhedora do espetáculo deixa a plateia à vontade para suas reflexões, sem se sentirem pressionadas por uma visão religiosa específica.

O mercado teatral brasileiro para montagens de referências religiosas é um desafio que a Amigos da Luz dribla apostando na crescente demanda por conteúdos teatrais que vão além do entretenimento puro. “No Brasil, teatro nenhum sobrevive sem patrocínio e, em geral, as empresas não querem vincular suas marcas a grupos relacionados a visões específicas de espiritualidade para não arriscar perder o público que pensa diferente. Por isso, nunca tivemos patrocínio. No entanto, vemos enorme potencial de crescimento deste segmento à medida em que mais pessoas buscam conteúdos que alimentem não só a diversão, mas também o espírito”, finalizou Oliviere.

Serviço: Espetáculo “FIM?”, com grupo Amigos da Luz

Setembro

Dia 27 (sexta-feira) – São Sebastião do Paraíso

Horário e local: 20h | Teatro Municipal (Praça dos Imigrantes, 100 – Jardim América)

Ingressos: R$ 30

Reservas: (35) 98802-0545

Dias 29 (domingo) – Ribeirão Preto

Horário e local: 16h30 e 19h | Teatro Marista (rua Marcondes Salgado, 1280 – Centro)

Ingressos: $ 50 (meia e compras até 29/09) e $ 100 (após 29/09)

Informações: (16) 99200-3870 (whatsapp)

Outubro

Dia 02 (quarta-feira) – Igarapava

Horário e local: 20h | Mansão do Vovô (rua Aristides Valdomiro Neri, 576 – Jardim Bela Vista)

Ingressos: $ 30 (meia e compras até 01/10) e $ 60 (após 01/10)

Informações: (16) 99787-0272

Dia 03 (quinta-feira) – Bebedouro

Horário e local: 20h | Teatro Municipal (rua São João, 406 – Centro)

Ingressos: R$ 40

Informações: (16) 99724-7102

Dia 04 (sexta-feira) – Uberaba

Horário e local: 19h | Memorial Chico Xavier – anfiteatro (avenida João XXIII, 2011- bairro Parque das Américas)

Ingressos: $ 40 (meia) e $ 80 (inteira)

Informações: (34) 98407-1474

Realização: Aliança Municipal Espírita de Uberaba (AME)

Dia 05 (sábado) – Franca

Horário e local: 18h | Teatro Judas Iscariotes (rua José Marques Garcia, 395 – bairro Cidade Nova)

Ingressos: $ 40 (meia e compra antecipada) e $ 80 (inteira)

Informações: (16) 98221-0708

Dia 06 (domingo) – Passos

Horário e local: 19h | Teatro Gustavo José Lemos (avenida Dr Breno Soares maia, 459 – bairro Belo Horizonte)

Ingressos: $ 40 (meia e ingresso solidário mediante entrega de 1kg de alimento não perecível) e $ 80 (inteira)

Informações: (35) 99898-7096 / 99728-7338

Ficha Técnica

Texto e direção: Fábio Oliviere e Fábio de Luca

Produção, cenografia e iluminação: Fábio Oliviere

Trilha sonora: Fábio de Luca

Elenco: Alex Moczy, Loeni Mazzei e Fábio de Luca (em vídeo)