Com uma programação que celebra a diversidade da música autoral, a 3ª edição do FestMAO acontece de 16 a 19 de outubro em diferentes espaços culturais de Ribeirão Preto, reunindo artistas e talentos emergentes, além de proporcionar debates e experiências que vão além dos palcos.
 
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto reunirá artistas para a Mostra Cena, que acontece no último dia do evento (19/10), no Teatro de Arena. Além da mostra de cunho autoral, a agenda traz a Mostra Redes & Encontros, com mesas de debate e vivências artísticas, e a Mostra Integração, que contará com espetáculos/performances que misturam a linguagem musical com as artes cênicas (teatro, dança, circo e performance).

Segundo Gui Silveiras, um dos curadores do festival, a programação oferecida consolida o evento como um dos principais do nicho na região. ”Participar da curadoria do FestMAO foi uma oportunidade incrível para contribuir com a valorização e diversidade cultural e artística do cenário autoral do interior paulista”, reforça.

O festival conta com a produção executiva de Carol Capacle, direção artística de Allê Trajan, coprodução da Palimpsesto Produções e coordenação de produção por Fernanda Moura. A comunicação é assinada pela Casa Grafite, produtora de narrativas, de Ribeirão Preto, coordenada por Gali Garófalo e redação e social media de Idris Bahia. A realização é da Trajan Produções Artísticas e Capacle Produções Artísticas.

Vídeo teaser do FestMAO:
3° FestMAO | Teaser Oficial – YouTube

Mostra Nova Cena e novidades no Teatro de Arena
Entre os 135 projetos inscritos para a Mostra Nova Cena, quatro bandas autorais foram selecionadas, entre elas, Pitoresco (Ribeirão Preto), Andarilho Cha (Osasco), Lubo (Sorocaba) e Magia Negra (São José do Rio Preto), que vão do Hard Xote ao Rap e música experimental. Além disso, o festival acaba de revelar uma nova atração: a cantora Avinny, que promete encantar o público. A artista trans não binária, nascida e criada na periferia da zona norte de Ribeirão Preto, iniciou sua carreira em 2013. Foi vocalista do grupo Samba Soul e atualmente segue carreira solo. Com uma voz potente e emocionante, a artista se inspira em divas do R&B e pop internacional como Whitney Houston, Mariah Carey e Beyoncé, abordando em suas músicas temas como amor, direitos da comunidade preta e LGBTQIA+. Avinny lançou recentemente o single “Gravidade”, disponível em todas as plataformas digitais e fará um pocket show especial na Mostra Nova Cena.

Outra atração confirmada é o coletivo Tutu DJs, referência na cena cultural de Ribeirão Preto desde 2002. Para esta edição do FestMAO, Tutu DJs convida o DJ Dudu Palandre e, juntos, farão uma seleção especial de brasilidades e diversidades sonoras na abertura.

Ingressos à venda
Os ingressos para a Mostra Nova Cena, que acontece no dia 19 de outubro, já estão disponíveis na plataforma Sympla. O evento vai das 15h às 22h e contempla, além dos shows, food park, espaço relax, feirinha de artesanato, ações sustentáveis e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Como adquirir ingressos?
Lote promocional
Essa cota traz ingressos a R$15 e está disponível por tempo limitado, oferecendo, além da entrada para o evento, um Eco Copo oficial do FestMAO.

Ingressos sociais
Com o objetivo de garantir um evento mais inclusivo e acessível, o FestMAO, em parceria com a CUFA de Ribeirão Preto (Central Única das Favelas), disponibiliza 200 ingressos gratuitos através do Ingresso Social. Estes ingressos são destinados a pessoas negras, indígenas, em vulnerabilidade social, pessoas trans, travestis, não-binárias, mães solo e pessoas com deficiência. As inscrições para o Ingresso Social estarão abertas a partir de 26 de setembro nas redes sociais do evento.

Ingressos solidários
Na virada de lote, o público terá a opção de adquirir o ingresso solidário, que oferecerá um desconto especial mediante à doação de 1 kg de alimento não perecível na entrada do evento. Esta ação, que reforça o compromisso do FestMAO com as comunidades locais, será novamente realizada com o apoio da CUFA.

Serviço
Data: 16 a 19 de outubro de 2024
Locais:

Teatro de Arena de Ribeirão Preto
Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ)
Memorial da Classe Operária – UGT
Sala de Concertos da Tulha FFCLRP USP

Ingressos Mostra Nova Cena: À venda no Sympla

Programação gratuita na USP, BSJ e UGT
A Mostra Integração e a Mostra Redes & Encontros, que incluem shows, workshops, mesas redondas e paineis de reflexão são totalmente gratuitas. Confira programação:

16 de outubro (quarta-feira)
Mostra Integração
19h: Show de Abertura: “CRUA”, de Jacque Falcheti com participação de Itaporã Trio.
Local: Deck BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
Duração: 90 minutos

17 de outubro (quinta-feira)
Mostra Redes & Encontros

10h: Workshop “Autogestão de Carreira na Música”, com Jacque Falcheti.
Local: Sala de Concertos da Tulha – FFCLRP USP
Duração: 120 minutos

Mostra Redes & Encontros

14h: Mesa Redonda “Acessibilidade em Eventos Culturais”, com mediação de Sheila Ozsvath e os convidados Bartira Sene, Gleice Priscila, Ingrid Loyo, Justino Júnior e Victória Violeira
Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
Duração: 90 minutos

Mostra Redes & Encontros
16h: Workshop “Planejamento e Organização de Turnês: Por Onde Começar”, com Jacque Falcheti
Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
Duração: 120 minutos

Mostra Integração
19h: Show “Diásporas Sonoras: hip hop e samba”, com Samba da Opinião, DJ Spin, Lua MC e Bruna Liz
Local: Memorial da Classe Operária – UGT.

18 de outubro (sexta-feira)

Mostra Redes & Encontros
14h: Vivência Musical “O Som que me Toca”, com Eula Hallak e Luizinho Gonzaga.

Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
Duração: 90 minutos

16h: Mesa Redonda “A (re)existência dos eventos de música independente no interior”, com mediação de Gali Garófalo e convidados  Fabiana Sberni, Leser MC, Ligia Campaner e Lincoln Talamoni

Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
Duração: 90 minutos

19h: Bate-Papo “A Cena é Isso: Reflexões sobre a música autoral após a pandemia”, com Joca Vita e Alan de Faria.

Local: Auditório BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)

Duração: 90 minutos.

19 de outubro (sábado)
10h: Painel “Canção Brasileira: Música para ouvir e pensar”,
com mediação de Claudia Parra e convidados Alessandro Machado e Melissa Veludo.
Local: Deck BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira)
Duração: 90 minutos

Sobre o FestMAO
O festival é uma realização conjunta da Trajan Produções Artísticas e Capacle Produções Artísticas, com coprodução da Palimpsesto Produções. A produção executiva é assinada por Carol Capacle, enquanto Allê Trajan assume a direção artística. A coordenação de produção e programação ficam a cargo de Fernanda Moura. A comunicação do evento é desenvolvida pela Casa Grafite, sob coordenação de Gali Garófalo, com redação e social media por Idris Bahia.

O FestMAO Terceira Edição é realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal e do Ministério da Cultura.