A “Mostra Literária: escrita, cinema e gastronomia”, da Biblioteca Sinhá Junqueira, traz neste sábado (26/10) a exibição do filme “Holocausto Brasileiro”, às 14h, seguida por um bate-papo com a jornalista Daniela Arbex, às 16h, autora do livro que inspirou o documentário. O encontro acontece no auditório da Biblioteca (Rua Duques de Caxias, 547) e o acesso é gratuito, com retirada de senhas 1h antes do início da atividade. A mediação do encontro será da livreira Lud Berdu Elias (Livraria Levante), ativista da leitura, formada em Direito e mestre em Valores Humanos e Ética Contemporânea Global.

O documentário “Holocausto Brasileiro”, inspirado no livro-reportagem homônimo da jornalista Daniela Arbex retrata como a saúde mental tem sido abordada no Brasil a partir da história do Hospital Colônia de Barbacena, maior instituição psiquiátrica do país, palco de uma das maiores tragédias nacionais, com a morte de 60 mil pessoas. A produção foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2013.O livro, que ganhou o prêmio Jabuti em 2014, também foi publicado em Portugal e, além do documentário exibido pelos canais HBO – em mais de 40 países – e Netflix, inspirou a série de ficção “Colônia”, do Globoplay.

Daniela Arbex destaca que apesar dos avanços que a reforma psiquiátrica trouxe, o Brasil ainda lida com estigmas importantes na questão da saúde mental. “Os desafios são enormes, especialmente com a ascensão das comunidades terapêuticas, que fazem as vezes dos hospícios. O risco de retrocesso é permanente e o controle das subjetividades e dos corpos considerados desviantes são recorrentes na história. Especialmente dos corpos negros”, explica Daniela Arbex.

Também roteirista – eleita em 2020 como a melhor jornalista investigativa do Brasil -, Daniela possui prêmios pelos livros documentais “Cova 312” – sobre a tortura e morte de um militante político pelas Forças Armadas; “Todo dia a mesma noite” – sobre a história não contada da tragédia da boate Kiss -;e “Arrastados”, – sobre os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho. Seu mais recente trabalho literário é “Longe do Ninho”, em que investiga o incêndio no Ninho do Urubu, causando a morte de 10 jovens atletas de futebol do Flamengo.


A Mostra

Todos os encontros da “Mostra Literária: escrita, cinema e gastronomia” fazem parte de uma programação que segue até novembro, abrangendo rodas de conversa, sessões de cinema, mesas-redondas e oficinas voltadas para gastronomia, cinema e escrita. A Mostra receberá ainda o jornalista Chico Felitti no dia 16 de novembro. A programação é gratuita, com acessibilidade, e acontece na sede da biblioteca.

A “Mostra Literária” é realizada pelo Ministério da Cultura, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira e Biblioteca Sinhá Junqueira pela Lei Rouanet, com apoio cultural do hotel Araucária Plaza. A produção executiva é da Girassol Caminhos Criativos e o patrocínio do Grupo RTE Rodonaves.

SERVIÇO
“Mostra Literária: escrita, cinema e gastronomia, da Biblioteca Sinhá Junqueira”

Exibição do documentário “Holocausto Brasileiro”
Data e horário:
26/10 (sábado) | 14h

Local: Biblioteca Sinhá Junqueira | rua Duque de Caxias, 547 – Centro

Acesso: gratuito, com entrega de senhas a partir de 13h

Bate-papo com a jornalista Daniela Arbex

Data e horário: 26/10 (sábado) | 16h

Local: Biblioteca Sinhá Junqueira | rua Duque de Caxias, 547 – CentroAcesso: gratuito, com entrega de senhas a partir de 15h