O projeto “Encantando”, desenvolvido pela Orquestra de Câmara da Academia Livre de Música e Artes (Alma), apresenta-se em duas paróquias de Ribeirão Preto neste domingo (17/11), com concertos de repertório variado, realizados após as missas. A Paróquia Maria Mãe do Povo e São Lázaro, localizada no Jardim Aeroporto (Avenida Recife, 515,) será a primeira a receber a orquestra às 9h. Mais tarde, às 20h, a apresentação será na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Rua Domingos Isac, 150), no Parque dos Servidores.

A série de apresentações do “Encantando” começou em agosto e segue até o mês de fevereiro. Seguindo a programação de novembro, no dia 24 (domingo), o concerto será realizado na Paróquia São Francisco de Assis (Rua São Francisco de Assis, 230), no Jardim Castelo Branco Novo, às 9h30. Neste mês, o projeto também esteve nas paróquias na Paróquia São Judas Tadeu (3/11), no Parque das Andorinhas e na Paróquia Nossa Senhora dos Anhos e Santa Edwiges (10/11), no Jardim Heitor Rigon.

Cada apresentação tem duração média de 40 minutos, incluindo obras como “Hallelujah”, de Georg Friedrich Haendel; “Pai Nosso”, de Padre Marcelo Rossi; “Menuet”, de Johann Sebastian Bach; e composições como “Ave Maria Brasileira”, de Vicente Paiva, e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.

O projeto busca proporcionar momentos de reflexão e relaxamento à plateia. “Temos a proposta de divulgar a música de concerto para o público que não tem contato diariamente com essa arte e desenvolver o gosto musical, trazendo obras leves e ao mesmo tempo ricas musicalmente”, explica Snizhana Drahan, professora e cantora soprano de uma das Orquestras de Câmara da Alma.

As Orquestras de Câmara do projeto são formadas pelos músicos Paulo Veiga e Milton Bergo no violino, Guilherme de Carvalho Pereira e Gabriela Lopes Miguel na viola, Bogdan Dragan, Igor Picchi Toledo e Lucas Pigari no clarinete, Gladys de Pádua e Ju Hi Soon no piano, Snizhana Drahan, Brenda Grigol, Vinicius Eduardo Simião e Leonardo Faria no canto. O projeto conta ainda com produção executiva de Leticia Adriazola, Ladson Bruno Mendes como responsável técnico, Luciana Rodrigues na coordenação administrativa e Dulce Neves, presidente da Alma, como coordenadora geral.

O “Encantando” é uma realização da Alma em parceria com a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Serviço:
Agenda do Projeto “Encantando”
Academia Livre de Música e Artes (Alma)
Data:
17/11 (domingo), às 9h
Local: Paróquia Maria Mãe do Povo e São Lázaro (avenida Recife, 515, no Jardim Aeroporto)
Aberto e gratuito

Data: 17/11 (domingo), às 20h
Local: Paróquia Nossa Senhora das Graças (Rua Domingos Isac, 150, no Parque dos Servidores)
Aberto e gratuito

Data: 24/11 (domingo), às 9h30
Local: Paróquia São Francisco de Assis (rua São Francisco de Assis, 230, no Jardim Castelo Branco Novo)
Aberto e gratuito

Sobre a Alma

A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, em escolas públicas destas cidades.