A Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma) realiza no dia 28 de novembro (quinta-feira), três recitais pedagógicos que marcam o encerramento do ano letivo do Núcleo 2, que funcionam nas cidades de Guará e São Joaquim da Barra, no interior paulista. No total, em torno de 180 estudantes – de diferentes níveis de aprendizado – participam das apresentações, que acontecem na EMEF Professora Adelaide Garnica, em Guará; e no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (CCCAN), em São Joaquim da Barra. Confira agenda completa no final do texto. Não há necessidade de retirada antecipada de ingressos, mas o acesso será por ordem de chegada até esgotamento dos lugares.
Os concertos são uma oportunidade para os alunos mostrarem o desenvolvimento das habilidades trabalhadas no decorrer do segundo semestre, nos cursos de violino, violoncelo, clarinete, flauta, percussão e canto coral. Com idade média entre nove e 13 anos, os estudantes se unem para essa apresentação única com repertório pontuado por peças de compositores nacionais e estrangeiros, como Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Gilberto Gil, Elvira Drummond, Isaías Ferreira, Shinichi Suzuki, Victor Johnson e Kenneth Henderson, entre outros, além de canções folclóricas brasileiras e de Israel.
Voltado ao ensino musical de base, o Núcleo 2 da Alma conta com a parceria de cinco escolas públicas, que abrem seus espaços para o ensino musical: Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelaide Garnica e Escola Municipal de Educação Básica Engenheiro Agrônomo Urbano de Andrade Junqueira, em Guará; Escola Estadual Professor Sylvio Torquato Junqueira, Escola Municipal Professor Creso Antônio Filleti e Escola Estadual Professora Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta, em São Joaquim da Barra.
O coordenador pedagógico da Alma, Ladson Mendes, celebra as conquistas dos estudantes em 2024. “Esse é um trabalho de base, pensado com muita qualidade, zelo e tranquilidade, sem pular etapas, para que os alunos tenham uma iniciação musical completa do ponto de vista de colocação de instrumento e preparação corporal e rítmica. Eles estão caminhando muito bem e, inclusive, muitos estudantes deste Núcleo se apresentaram no Concerto Integração, que fizemos em Ribeirão Preto. Foi um ano muito produtivo, com bastante evolução dos alunos”, comenta Mendes.
O Núcleo 2 da Alma atende a crianças e adolescentes em diferentes níveis de aprendizado, tanto de instrumentos, como de canto coral. O grupo da etapa intermediária participa de pequenas orquestras organizadas nas escolas parcerias do projeto, que foram expandidas em duas unidades em 2024 na cidade de São Joaquim da Barra (EE Genoveva Pinheiro Vieira de Vitta e EMEF Urbano de Andrade Junqueira). “Essa ampliação de atendimento vai espalhando o trabalho pela cidade, entra nas escolas e leva uma formação de muita qualidade, com docentes altamente preparados”, completa o coordenador Ladson Mendes. Os concertos pedagógicos da Alma – Núcleo 2 são abertos à população e têm acesso gratuito.
Os recitais são realizados pelo Ministério da Cultura e pela Alma e conta com o patrocínio exclusivo da Usina Alta Mogiana Açúcar e Álcool.
SERVIÇO
Recitais Pedagógicos da Academia Livre de Música e Artes e Ribeirão Preto (Alma) – Núcleo 2
Data e horário: 28/11 (quinta-feira) | 10h
Local: EMEF Adelaide Garnica, em Guará (rua José Freitas Barbosa, 841)
Alunos participantes: EMEF Adelaide Garnica e EMEB Urbano de Andrade Junqueira
Data e horário: 28/11 (quinta-feira) | 18h30
Local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (CCCAN – rua Alfredo nogueira, 390), em São Joaquim da Barra
Alunos participantes: Escola Municipal Professor Creso Antônio Filleti
Data e horário: 28/11 (quinta-feira) | 20h
Local: Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (CCCAN – rua Alfredo nogueira, 390), em São Joaquim da Barra
Alunos participantes: EE Sylvio Torquato Junqueira e Coral Canto da Alma – São Joaquim da Barra
Sobre a Alma
A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o universo cultural dos alunos.