No próximo sábado, 16 de novembro, o jornalista Chico Felitti encerra a Mostra Literária: escrita, cinema e gastronomia, às 15h, na Biblioteca Sinhá Junqueira (rua Duque de Caxias, 547). O encontro com Felitti terá a mediação da publicitária Victoria Sena, consultora de transformação cultural. A atividade é aberta ao público e com acesso gratuito. Os ingressos serão distribuídos a partir das 14h.
Ganhador dos prêmios Petrobrás e Comunique-se – de Literatura e Jornalismo, respectivamente -, entre outros, Felitti destaca que encontros como esse na Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) são muito prazerosos, especialmente num ambiente de livros e de cultura. “Estarei de peito aberto para falar sobre os temas que o público quiser abordar e até ouvir os causos das pessoas e incentivá-las a contar suas próprias narrativas”, antecipa o jornalista.
Autor dos livros “Elke: Mulher Maravilha”, “A Casa”, “Rainhas da Noite” (finalista do prêmio Jabuti 2023), e “Ricardo & Vânia” (finalista do prêmio Jabuti 2020), Felitti defende que “as histórias têm mais é que viajar”. “Nosso ofício é fazer com que as histórias cheguem às pessoas e vejo com bons olhos o momento atual da cultura brasileira, em que muitos livros têm sido adaptados para áudio ou telas. Alguém pode se fascinar com algo que viu na televisão ou ouviu num podcast e, a partir disso, ir para os livros”, analisa o jornalista.
Atuante na plataforma web, recentemente Chico Felitti viu seu podcast “A Mulher da Casa Abandonada” bater mais de 5 milhões de downloads por episódio, tornando-se o mais ouvido do Brasil. Outros podcasts como “Além do Meme” e “O Ateliê” também são apresentados por ele. Sobre a proposta geral da BSJ com a Mostra Literária – que desdobrou as possibilidades da literatura para abordagens diversas – o escritor considera a iniciativa sensacional. “É incrível porque encontros como os realizados pela Mostra convidam as pessoas a se aproximarem dos livros, que são vivos, e não apenas folhas estáticas de papel. Eventos assim nos lembram que somos pessoas contando histórias para outras pessoas. Estou muito animado”, enfatiza.
Durante os quatro meses de realização, a Mostra Literária da Biblioteca Sinhá Junqueira: escrita, cinema e gastronomia promoveu rodas de conversa, oficinas e sessões de cinema. Passaram pelo evento a chef Elisa Fernandes, a pesquisadora Paula Feliciano, a psicanalista Thais Andrade, a especialista em cozinha vegana Alana Paiva, a jornalista Daniela Arbex, o roteirista e diretor de cinema Marcos Jorge e o escritor e cineasta Anderson Lima. “Com essa Mostra, a BSJ estimulou a abertura de espaço para novos conceitos gastronômicos, novas narrativas literárias e outra visão sobre o cinema. Uma união de temáticas que traz luz à literatura, que é o trabalho central da biblioteca”, analisa Vinícius Moura Mendes de Souza, coordenador de Programação e Produção na BSJ.
Gerida pela Fundação Educandário Cel Quito Junqueira, a Biblioteca Sinhá Junqueira disponibiliza, gratuitamente, extensa agenda de atividades gratuitas para públicos de todas as idades, permanecendo aberta de terça-feira à sábado, de 9h às 18h, tanto para empréstimo de livros, como para uso local de suas salas e acervo.
Realizado pelo Ministério da Cultura, pela Biblioteca Sinhá Junqueira e pela Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, a Mostra Literária: escrita, cinema e gastronomia tem produção executiva da Girassol Caminhos Criativos e patrocínio do Grupo Rodonaves.
Serviço: Mostra Literária da Biblioteca Sinhá Junqueira: escrita, cinema e gastronomia
Data e horário: 16/11 (sábado) | 15h
Atividade: roda de conversa com o jornalista e escritor Chico Felitti
Acesso: gratuito (senhas a partir de 14h)