Em setembro, quando a equipe de futebol feminino do Corinthians fechou a temporada 2024 como hexacampeã brasileira, as simbologias do troféu vão além da coleção de títulos do time e até da própria história da equipe. De todas as formas, a conquista é coletiva, ampla, nacional, uma vez que, até há 11 anos, quando o Brasileirão de Futebol Feminino começou a ser disputado, as mulheres do futebol eram praticamente invisíveis para o movimentado e milionário mercado da bola no país mais futebolístico do mundo.

Na mesma medida, as meninas que se interessavam pelo esporte e ousavam se aventurar a conseguir um lugar em times de campinhos de terra perto de casa, as opções de inspiração limitavam-se aos ídolos masculinos. “Eu jogava com meu irmão e as referências que tinha para brincar de escolher quem eu seria no time eram Bebeto ou Romário. Não havia, naquela época, uma figura como a Marta para eu me espelhar”, lembra a gestora de eventos e marketing, Winnie de Britto Calmon, que analisou os desafios históricos e contemporâneos do futebol feminino no Brasil em seu trabalho “Evolução do futebol feminino brasileiro”, apresentado na conclusão do curso de MBA-USP em Gestão do Esporte, uma das novidades dos cursos de pós-graduação da  Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-USP).

Ao analisar a trajetória histórica e a expansão do futebol feminino no Brasil, Winnie destacou marcos que influenciaram o desenvolvimento da modalidade, desde os primeiros registros da prática do futebol por mulheres até o cenário contemporâneo – com 16 equipes inscritas no campeonato nacional -, considerando aspectos sociais, culturais e esportivos. “O futebol no Brasil tem uma característica peculiar e, muitas vezes, ele é a única esperança de transformação social para muitas pessoas, especialmente em comunidades vulneráveis. No entanto, historicamente, essa possibilidade de mudança de vida esteve restrita aos homens, pela falta de representação feminina para inspirar as garotas, que não acreditavam que tivessem as mesmas oportunidades. Hoje, vivenciamos uma mudança significativa nesse cenário e, ainda que de forma gradual, é inegável o impacto social e cultural que o futebol feminino vem tendo em nosso país”, pontua Winnie Calmon.

Paralelamente às oportunidades de mudança social, o futebol feminino amplia as possibilidades profissionais para mulheres fora dos gramados. A área de gestão esportiva voltada à modalidade funciona como alavanca de empoderamento feminino no esporte de maneira geral, conforme aponta Winnie Calmon. “O empoderamento feminino por meio do esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social, que proporciona às mulheres um espaço para desafiar estereótipos, conquistar autonomia e se fortalecer – física e emocionalmente. Trabalho com futebol há bastante tempo e observo um crescimento significativo de investimento nos times femininos. Isso impulsiona a maior estruturação das equipes e esse cenário foi um dos motivos que me levou a buscar um curso de MBA-USP Fundace me atualizar e estar preparada para atuar nesse meio”, comenta a gestora de eventos.

A professora doutora Sônia Valle Borges de Oliveira, orientadora do trabalho de Winnie Calmon, no curso de MBA-USP Fundace, ressalta a contribuição da aluna para a compreensão da evolução do futebol feminino brasileiro. “O trabalho evidencia a importância da modalidade, não somente como prática esportiva que rompe padrões de gênero na sociedade, mas como agente de transformação social e cultural, além de importante espaço de trabalho para as mulheres”, fala Sônia, responsável pela disciplina de Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Esporte.

Carlos Bueno, professor e vice-coordenador do MBA-USP Fundace, ressalta a relevância do mercado esportivo em sua totalidade, destacando seu impacto econômico e o vasto campo de oportunidades. Segundo ele, o setor oferece um cenário promissor para a profissionalização da gestão e para o desenvolvimento de novas áreas de atuação, além de contribuir significativamente para a economia global. “De acordo com a Sports Value – empresa especializada em marketing esportivo -, o mercado esportivo global movimenta, anualmente, mais de US$ 756 bilhões. Isso é maior que a movimentação financeira da indústria farmacêutica, por exemplo. Além disso, é uma área onde o setor de gestão tem inúmeras oportunidades para se tornar profissionalizada”, aponta Bueno.

Incremento profissional

Agregar valores de conhecimento ao currículo nunca é demais para profissionais de todas as áreas e a busca por cursos de pós graduação segue crescente. “O MBA empodera os profissionais ao estimular a capacidade crítica dos alunos e disponibilizar um arsenal de ferramentas, tecnologias e casos reais para treinarem diagnóstico, planejamento e intervenções com base na realidade de seus contextos individuais”, explica o vice-coordenador.

Segundo ele, a área esportiva, de maneira geral, é muito vasta do ponto de vista profissional, com inúmeras oportunidades em diversas instituições, associadas ou não ao alto rendimento. “Construir rede de contatos e estar atento às oportunidades é essencial para quem pretende atuar no setor esportivo, especialmente com gestão”, ensina.

Sobre a Fundace

A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1995, vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Seu objetivo é promover pesquisas e desenvolvimento nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, buscando contribuir para o crescimento econômico e social do país.

A Fundace conta com uma equipe qualificada de professores, pesquisadores e consultores, que combinam a sólida formação acadêmica com a experiência prática de mercado, organizando os recursos de conhecimentos gerados por professores e pesquisadores da FEA-RP/USP.

A instituição também executa serviços de consultoria especializada para atender às demandas da sociedade e de organizações públicas e privadas em geral, interessadas em práticas modernas e mais eficazes de gestão. Entre os setores que contam com a expertise empregada pela Fundace estão projetos ligados ao saneamento e a resíduos sólidos, avaliação de investimentos e elaboração de modelos de concessão e PPP (Parceria Público Privada).

Congrega um pool inovador de cursos de especialização e qualificação, prestação de serviços, bem como extensão e soluções empresariais. Já foram oferecidos diversos cursos de MBA em áreas de nas áreas de administração, economia, contabilidade, finanças, marketing, entre outros. Atualmente, são ofertados cerca de 12 cursos por semestre nas modalidades presencial e on-line.

Ao longo de sua trajetória de quase 30 anos, a Fundace tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento nas esferas administrativas, contábeis e econômicas, além de prestar relevantes serviços às comunidades empresarial e acadêmica brasileiras.