Cerca de 50 pessoas participaram, no último sábado (19/10), de uma ação voluntária de plantio de árvores em uma área verde localizada na Av. Coronel Fernando Ferreira Leite com a Rua Prof. Corrêa Leite, no bairro Alto da Boa Vista, em Ribeirão Preto. A iniciativa foi promovida pelo projeto ArboreSer, que busca incentivar a arborização urbana, em parceria com o Ceferp (Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto). O plantio marcou o início da iniciativa EcoVida, lançada no primeiro semestre deste ano, que propõe o plantio de uma árvore para cada bebê nascido por meio dos tratamentos da clínica.
A ação resultou no plantio de 50 mudas de vegetação nativa. Algumas das árvores receberam placas de identificação em homenagem aos bebês nascidos, oferecendo às famílias um gesto simbólico e significativo.
Para Gula Biagi, idealizador do projeto ArboreSer, a ação busca promover a arborização urbana e criar uma conexão emocional entre as famílias e o meio ambiente. “Plantar uma árvore a cada nascimento vai além de um gesto simbólico. É uma forma de celebrar a vida e ressaltar a importância da preservação ambiental. Ao vincular o início de uma nova vida ao crescimento de uma árvore, as famílias passam a participar ativamente da construção de um futuro mais verde e sustentável para a cidade. Essa é a nossa proposta”, destaca.
Sobre o ArboreSer
Idealizado pelo empresário Gula Biagi, o projeto ArboreSer foi criado há 17 anos com o propósito de promover cidadania em Ribeirão Preto por meio de ações de arborização urbana. Ao longo do tempo, a iniciativa cresceu e hoje conta com a participação ativa de 60 voluntários, entre pessoas físicas, mantenedores e realizadores, que organizam e executam os plantios pela cidade. O projeto também recebe apoio de empresas, que colaboram adotando espaços ou doando recursos para a aquisição de sementes, mudas, estacas, insumos, ferramentas e água. Além do plantio de árvores de diversas espécies em canteiros, calçadas e áreas verdes da cidade, o ArboreSer também promove a difusão artística e cultural, contando com a participação de artistas locais que doam estacas coloridas, instaladas nos espaços onde o projeto atua. O grupo tem como meta plantar 42 mil árvores, com foco no desenvolvimento da cidadania ambiental. Desde o início, em 2007, já foram plantadas 8.500 mudas em diferentes regiões de Ribeirão Preto.