O deputado federal Arlindo Chinaglia esteve em Serra Azul no último dia 26, para participar da cerimônia de inauguração da nova Unidade Mista de Saúde, batizada com o nome de sua mãe, Maria Amélia Felício Chináglia.

Natural de Serra Azul, Chináglia se disse emocionado com a homenagem à sua mãe, especialmente por se tratar de uma unidade de Saúde que fará muita diferença na vida dos moradores, lembrando que antes de ser político, ele também é médico especializado em saúde pública.

Após um breve pronunciamento e parabenizando a todos os responsáveis pela construção da nova Unidade Mista de Saúde, o deputado circulou pelas dependências do prédio acompanhado do prefeito Augusto Frassetto e da diretora do Departamento de Saúde do município, Maria Lilian Bonacin Ditadi e de diversas pessoas da comunidade que fizeram questão de prestigiar a inauguração.

A nova Unidade Mista de Saúde Maria Amélia Felício Chináglia, vai contar inicialmente com cerca de 80 funcionários e disponibilizará atendimentos em diversas especialidades, como pediatria, ginecologia, oftalmologia, ortopedia, dermatologia, urologia, neurologia e odontologia. O atendimento será estendido a toda a população através do Sistema Único de Saúde – SUS.

Entraves burocráticos

Iniciada há cerca de 12 anos, as obras da nova Unidade Mista de Saúde, Maria Amélia Felício Chináglia enfrentaram diversos problemas que criaram entraves no seu andamento e um deles foi a necessidade de modificação do projeto original, por conta de novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Algumas coisas que estavam prontas precisaram ser refeitas.

Não bastasse isso, a falta de recursos para dar andamento na obra também foi um dos fatores que atrapalharam muito. A cidade correu o risco de perder essa unidade, mas segundo a administração municipal, foi feito um trabalho intenso para viabilizar os ajustes necessários para a manutenção do projeto, que agora foi entregue definitivamente à população.

“Agora podemos oferecer um ambiente muito melhor estruturado, com mais conforto e dignidade para receber os nossos pacientes”, explica Maria Lilian Bonacin Ditadi, diretora do departamento municipal de Saúde.

“O prédio é totalmente refrigerado, ampliamos os leitos e instalamos móveis e equipamentos novos,” explica a diretora de saúde. “É uma expectativa que agora chega ao fim, com um resultado muito bom e que vai melhorar a nossa condição de oferecer uma Saúde mais próxima ao que a nossa população necessita e merece”, finalizou Maria Lilian.