No mês em que é comemorado o “Dia Nacional da Educação Ambiental”, em 3 de junho, e o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, em 5 de junho, o Instituto Estre (IE), por meio das educadoras ambientais do Centro de Educação Ambiental (CEA) Guatapará, participarão de diversas atividades voltadas ao tema em Ribeirão Preto, Pradópolis, Américo Brasiliense, Matão, Piratininga e Iracemápolis.
O início das ações do IE começou nesta quinta-feira (29), em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto – Secretaria Municipal do Meio Ambiente – com a cerimônia de abertura da Semana do Meio Ambiente “Nas águas do Pardo e nas profundezas do Guarani: Conhecer e Conservar” e reinauguração do Centro de Apoio à Educação Ambiental (CAEA), no Bosque Zoológico Dr. Fábio Barreto.
Nesta sexta-feira (30), alunos da rede municipal de ensino do 3º ao 5º ano participarão da Contação de Histórias: Águas mágicas! realizada pelo Instituto Estre. As crianças vão conhecer por lendas passadas de geração em geração, sobre “A origem das Águas” e “A lenda das Águas virtuosas”. As atividades acontecerão das 9h às 10h e das 14h às 15h, também no Bosque Zoológico.
Para a educadora ambiental, Gabriela Castro Alves, a parceria do Instituto Estre com a prefeitura, por meio da secretaria do Meio Ambiente, é muito importante para a ampliação da Educação Ambiental em todas as esferas em Ribeirão Preto.
“Além das atividades que o Instituto realiza na cidade, junto ao Poder Público, contar agora com a reinauguração do Centro de Apoio à Educação Ambiental, após 28 anos fechado, fortalece o engajamento em práticas educativas”.
A partir do dia 2 de junho, acontecerão ações voltadas aos colaboradores do Grupo São Martinho – unidades do interior de São Paulo. O encerramento, no dia 5 de junho, será com uma palestra ministrada pelo superintendente de Meio Ambiente e Novas Tecnologias da Estre Ambiental, Antônio Januzzi, além da apresentação do “Toque da Lata” formado por crianças e adolescentes de Ribeirão Preto e região. Também no dia 5, haverá uma palestra sobre o tema na unidade de Matão da Tatu Marchesan.
Para encerrar a programação do mês, as educadoras participarão de atividades de 23 a 28 de junho em Piratininga.
Sobre o Instituto Estre
Fundado em 2006, o Instituto Estre (IE) de Responsabilidade Socioambiental é uma Organização de Interesse Público mantido pela Estre Ambiental. Nosso objetivo é fortalecer a educação ambiental e o diálogo dos desafios socioambientais relacionados aos resíduos sólidos no Brasil, com o engajamento e conscientização da sociedade como um todo.
Atualmente, contamos com dois Centros de Educação Ambiental: Guatapará (SP) e Fazenda Rio Grande (PR). Segundo o último relatório do instituto, divulgado em 2024, mais de 24 municípios do interior de São Paulo e da Grande Curitiba estiveram envolvidos em nossos projetos. Foram mais de 38 mil pessoas mobilizadas em 330 atividades.
Saiba mais em nossa página no Instagram @institutoestre e pelo site institutoestre.org.br, que disponibiliza acesso ao acervo composto por cadernos de oficina, livros, livretos temáticos, artigos e publicações. Basta acessar a categoria, no topo da página, “Acervo”.