O Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F) 2024, publicado nesta semana pelo jornal A Folha de São Paulo, aponta Serra Azul como o 79º município brasileiro mais eficiente, considerando o atendimento básico à população e a receita da cidade. O levantamento mostra as cidades que fazem mais em saúde, educação e saneamento, com menos dinheiro.

De acordo com a metodologia do ranking, o índice para classificação dos municípios vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, mais eficiente é o município no alcance das metas básicas. E Serra Azul tirou nota 0,649 (acima da média do país, que é 0,525.

O estudo da Folha de São Paulo, que conta com consultas a instituições renomadas como USP (Universidade de São Paulo), FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Insper – instituição sem fins lucrativos e dedicada ao ensino e à pesquisa –, é baseado em variáveis subdivididas em quatro categorias: saúde, educação, saneamento e finanças.

Saúde

No quesito saúde, Serra Azul tirou nota 0,641– também acima da média nacional (0,505) – e conta com uma taxa de 100% de domicílios cobertos por atenção básica. Esses números comprovam os investimentos que vêm sendo desenvolvidos na saúde pública de Serra Azul nos últimos anos, desde 2021.

Educação

Para a educação, foi considerado o percentual de crianças de 4 e 5 anos matriculadas no Ensino Fundamental, onde Serra Azul aparece com o índice de 100% de atendimento. No apontamento de crianças com idade entre 0 a 3 anos que frequentam creches, esse índice caiu para 36,01%.

Saneamento

Na categoria de saneamento, o Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha considerou o percentual de domicílios que são atendidos com serviços de água e esgoto, além de coleta de lixo. E Serra Azul ficou com a média, tirando 507º. As taxas, segundo o ranking, foram de 98% para coleta de lixo, 90% para atendimento de água, e 87% para cobertura de esgoto.

Finanças

Em relação às finanças, o estudo coletou, junto ao Tesouro Nacional, a receita per capita dos municípios. Esse índice, quando utilizado para denominar a cobertura das políticas públicas em saúde, educação e saneamento, permite o cálculo de eficiência do ranking. O índice de receita traz Serra Azul com nota 0,099 – abaixo da média do país, que é de 0,141. Mesmo assim, o município trabalha constantemente para garantir a eficiência da máquina pública. Nos últimos anos, a administração municipal tem investido em inteligência fiscal, redução de custos, planejamento estratégico e alinhamento entre os órgãos para utilização mais eficiente dos recursos.