Perder um dente vai muito além de uma questão de saúde bucal. O impacto pode ser emocional, afetando a autoestima e a qualidade de vida. No Brasil, cerca de 34 milhões de adultos já perderam 13 ou mais dentes, e outros 14 milhões vivem sem nenhum, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A implantodontia tem revolucionado a Odontologia moderna, proporcionando uma solução eficaz para a reposição de dentes perdidos. “A colocação de implantes dentários vai além da questão funcional, porque transforma vidas, devolvendo confiança e bem-estar aos pacientes”, explica a cirurgiã-dentista e implantodontista Flávia Rabello de Mattos, diretora do Centro Odontológico de Reabilitação Rabello, no Rio de Janeiro.
Com o avanço das técnicas e materiais, os implantes dentários tornaram-se uma alternativa segura e duradoura às dentaduras convencionais. “Quanto antes forem colocados os implantes, melhor será a reabilitação oral, pois preservamos a estrutura óssea e garantimos um resultado estético e funcional mais eficiente”, pontua a especialista.
Os implantes são confeccionados em titânio e inseridos diretamente no osso maxilar, garantindo firmeza e naturalidade. “Temos hoje protocolos avançados que permitem que o paciente volte a sorrir e mastigar com segurança, sem os desconfortos de próteses móveis mal-adaptadas”, ressalta Flávia.
A preocupação com a saúde bucal deve ser encarada de forma ampla, considerando não apenas a função mastigatória, mas também o bem-estar emocional. “A Odontologia não pode enxergar apenas a boca, é preciso olhar para o paciente como um todo, promovendo soluções que impactam positivamente sua vida social e profissional”, conclui a cirurgiã-dentista.
Sobre Flávia Rabello de Mattos:
Dra. Flávia Rabello de Mattos é cirurgiã-dentista, primeira doutora em implantodontia do estado do Rio de Janeiro (@flaviarabellodemattosoficial disponibiliza gratuitamente o e-book “10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS”)