Refugiados enfrentam uma série de desafios ao recomeçar suas vidas em outra pátria. Entre eles, barreiras no mercado de trabalho, acesso à moradia, entraves linguísticos e culturais, falta de acesso a direitos e serviços, entre outros. Com foco neste público, o Senac Franca realiza no dia 27 de novembro, às 14h, um bate-papo com dez mulheres venezuelanas que se estabeleceram na região em busca de uma vida melhor. Elas compartilharão suas histórias, dores e alegrias neste encontro que integra a programação local da Jornada Senac de Inclusão e Diversidade.

Com o agravamento da crise econômica e social, o fluxo de cidadãos da Venezuela para o Brasil cresceu maciçamente nos últimos anos. A situação aumentou de forma significativa a partir de 2015, mas foi em 2017 que se intensificou de maneira notável. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 568 mil venezuelanos entraram no Brasil entre 2015 e junho de 2024. O bate-papo no Senac Franca visa conscientizar sobre a importância do acolhimento destas pessoas. 

Com atividades gratuitas e abertas à comunidade, o evento também aborda temas como o feminino, saúde mental e práticas antirracistas. A iniciativa demonstra o compromisso do Senac São Paulo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo a igualdade de gênero, a redução das desigualdades e a promoção de comunidades sustentáveis. “Ao facilitar o acesso do público a debates e atividades sobre inclusão e respeito às diferenças, a instituição contribui para uma sociedade mais justa e acolhedora, estendendo suas práticas de convivência e desenvolvimento social à comunidade. É uma forma de mostrarmos à sociedade que o respeito à diversidade se faz necessário, inclusive no espaço escolar”, aponta Fábio Leme, Gerente do Senac Franca.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no endereço: https://eventos.sp.senac.br/evento/semana-senac-de-inclusao-e-diversidade

Confira a programação da Jornada Senac de Inclusão e Diversidade em Franca:

  • 25 a 27/11, das 7h às 21h30 – Hall de entrada: Exposição Retratos.
  • 25/11, das 10h às 11h e das 15h30 às 16h30 – Jardim: intervalo cultural com apresentações artísticas.
  • 27/11, das 9h às 10h – Saguão da unidade: roda de conversa sobre os temas abordados no evento. 
  • 27/11, das 14h às 16h – Saguão da unidade: bate-papo com refugiadas. 

Serviço:

Jornada Senac de Inclusão e Diversidade em Franca

Data: de 25 a 27/11

Formato: presencial

Informações: https://eventos.sp.senac.br/evento/semana-senac-de-inclusao-e-diversidade

Evento gratuito

Senac Franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345 – Vila Teixeira – Franca/SP

Site: www.sp.senac.br/web/senac-franca