A Comissão da Campanha de Preservação e Restauro da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, intitulada Salve a Catedral, promoveu, em parceria com a Prefeitura Municipal, um almoço com empresários, autoridades e lideranças políticas. O encontro aconteceu na última quinta-feira (4/6), no Palácio Arquiepiscopal de Ribeirão Preto, conhecido como Casa do Bispo (Rua Lafaiete, 452 – Centro), com serviço assinado por Renato Aguiar Festas.
O objetivo foi apresentar o cenário atual da Catedral e mobilizar apoio para a arrecadação de recursos destinados à sua restauração. Estiveram presentes o prefeito Ricardo Silva, o vice-prefeito Alessandro Maraca, o deputado federal Baleia Rossi, além de empresários e membros da Comissão de Preservação e Restauro.
Durante o encontro, os empresários Matheus Calil e Alexandre Balbo ressaltaram a importância do engajamento coletivo. “A Catedral pertence a toda a população de Ribeirão Preto: empresários, autônomos e toda a cadeia produtiva devem se mobilizar por essa restauração”, afirmou Calil. “Vivemos um momento sério, que exige o comprometimento de todos”, complementou Balbo.
Balbo também destacou as diversas formas de contribuição disponíveis à população, como o Pix da Catedral, a tradicional quermesse e a rifa de um Fusca, cujo sorteio será realizado em janeiro de 2026. “Precisamos unir forças. É como uma corda que todos precisam puxar juntos. A probabilidade de sucesso aumenta com o esforço coletivo — e eu acredito que vamos conseguir salvar a Catedral”, reforçou Calil.
O prefeito Ricardo Silva sinalizou para a importância simbólica e urbana do centro histórico. “Esse movimento de revitalização dos centros históricos acontece em todo o mundo. Se não olharmos para isso com atenção, ficaremos para trás. Não adianta morarmos em bairros planejados se o centro, que é nossa identidade, estiver abandonado”, alertou. “Ajudar essa campanha não é ajudar a Prefeitura, a comissão ou a igreja — é ajudar Ribeirão Preto. A Catedral é imagem viva da nossa história”, concluiu. Já o deputado federal Baleia Rossi enfatizou o caráter cultural do patrimônio e avaliou que a atuação da comissão como fundamental. “O mais importante é unir a cidade em torno do propósito do restauro. Em cidades desenvolvidas, os centros e as catedrais são valorizados. Independentemente da religião, a Catedral é um patrimônio histórico e símbolo de Ribeirão Preto em todo o país”.