Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que frequentam, no contraturno escolar, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Crescer Cidadão de Ribeirão Preto visitaram, nesta quinta-feira (15), o Centro de Educação Ambiental (CEA) do Instituto Estre, em Guatapará.

Ao todo, cerca de 40 crianças, divididas em dois turnos, receberam das educadoras ambientais do CEA orientações práticas sobre meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem.

Por meio do projeto “Cadê o Lixo que Estava Aqui?”, foram abordados todos os ciclos, desde como o resíduo é produzido, a importância da reciclagem e do consumo consciente, além de conhecerem o Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR), onde é o destino final de tudo o que é descartado.

Para a vice-presidente do Instituto Crescer Cidadão, Mônica Pileggi Rimoli, como as crianças participam de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, levá-las para fora da comunidade onde vivem é fundamental.

“Vivenciar de perto como é a realidade longe do entorno em que estão para aprenderem e se conscientizarem de forma correta sobre os resíduos e outros cuidados com o meio ambiente é essencial para nossas crianças e adolescentes”, comenta.

Segundo a educadora ambiental do IE, Gabriela Castro Alves, oferecer atividades lúdicas faz com que as crianças e adolescentes se tornem multiplicadores das práticas corretas de todos os ciclos dos resíduos em casa, na escola e em locais que frequentam.

“A conscientização sobre educação ambiental fará com que eles pensem melhor sobre a produção de resíduos, o reaproveitamento do que é possível antes do descarte e até mesmo os riscos ao meio ambiente, a poluição de rios, por exemplo”.

Sobre a OSC Crescer Cidadão: O Instituto atende cerca de 50 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, que participam do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Todos são atendidos pelo CRAS 2 e são moradores da região Norte da cidade, mais precisamente, no Complexo Aeroporto, Salgado Filho e bairros adjacentes.

Sobre o Instituto Estre: Fundado em 2006, o Instituto Estre (IE) de Responsabilidade Socioambiental é uma Organização de Interesse Público mantido pela Estre Ambiental. Nosso objetivo é fortalecer a educação ambiental e o diálogo dos desafios socioambientais relacionados aos resíduos sólidos no Brasil, com o engajamento e conscientização da sociedade como um todo.

Atualmente, contamos com dois Centros de Educação Ambiental: Guatapará (SP) e Fazenda Rio Grande (PR). Segundo o último relatório do instituto, divulgado em 2024, mais de 24 municípios do interior de São Paulo e da Grande Curitiba estiveram envolvidos em nossos projetos. Foram mais de 38 mil pessoas mobilizadas em 330 atividades. Saiba mais em nossa página no Instagram @institutoestre e pelo site institutoestre.org.br, que disponibiliza acesso ao acervo composto por cadernos de oficina, livros, livretos temáticos, artigos e publicações. Basta acessar a categoria, no topo da página, “Acervo”.