Celebrado em 5 de junho, o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, este ano, tem como tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) “O Fim da Poluição Plástica Global”, compromisso assumido também pela Estre Ambiental, empresa de gestão de resíduos sólidos. A iniciativa é aplicada em todas as suas unidades, por meio da separação dos resíduos nas unidades administrativas e da educação ambiental promovida pelos Centros de Educação Ambiental (CEA) do Instituto Estre sediados em Guatapará, na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e em Fazenda Rio Grande, no Paraná.

Com práticas sustentáveis, inovações, novas tecnologias e responsabilidades socioambientais, o grupo atua com estratégias e ações que visam à preservação dos recursos naturais do planeta para um futuro mais sustentável e consciente dentro e fora da empresa. Materiais didáticos e informativos sobre a forma correta de separação do lixo comum e do reciclável são, constantemente, distribuídos pelos colaboradores à população em geral, além de atividades realizadas por educadoras ambientais nos CEAs do instituto e, também, em locais externos como, escolas, empresas e mobilizações comunitárias.

Para o gerente de operações unidade Ribeirão Preto, Adriano Chaves, a coleta seletiva é um exercício de responsabilidade individual e coletiva, que contribui para a economia de recursos naturais, redução da quantidade de resíduos nos Centros de Gerenciamento de Resíduos (CGR), conhecidos também como aterros sanitários, geração de emprego e renda e, principalmente, um presente e futuro mais sustentável.

“Pensar, agir, ensinar e conscientizar sobre como fazer o descarte correto de plásticos, vidros, papel e metal, por exemplo, são premissas da Estre Ambiental para que a coleta seletiva seja o ponto de partida, uma prática comum a ser adotada por todos que contribuem com um planeta mais limpo, sustentável e comprometido com o Meio Ambiente. Além, é claro, de novas tecnologias que utilizamos para menos emissão de gases (CO²), gerando energia limpa e renovável a partir do biogás em nossos CGRs e com instalações futuras de biotúneis”, destaca.

Saiba como fazer a separação dos resíduos:

Recicláveis: são os materiais que podem ser transformados e utilizados na produção de um novo objeto.

Orgânicos: são restos de alimentos e podas de plantas, que podem passar pela compostagem doméstica.

Rejeito: é tudo aquilo que não pode ser reciclado ou reaproveitado, como papel higiênico e guardanapos usados.

Especiais: são materiais que não podem ser descartados junto com outros tipos de resíduos para garantir a saúde de todos e a proteção ao Meio Ambiente. Exemplos como eletrônicos, pilhas, remédios e lâmpadas fluorescentes. Entulhos, restos de construção civil e móveis antigos também devem ser descartados em locais próprios.

Como saber os locais corretos de descarte

A maioria dos municípios dispõe de Ecopontos que recebem os materiais que não podem ser descartados em lixo comum. Nestes equipamentos, após o descarte, a destinação final é feita de forma correta.

A coleta seletiva é, também, uma prática adotada em muitas cidades pelas Administrações Públicas, mas em caso de não haver, é possível fazer o descarte por meio de coletores informais, que desempenham papel importante na reciclagem correta.

Quanto de plástico é descartado no Mundo

Segundo pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, somente 9,5% do plástico mundial é produzido a partir de material reciclado. A falta de adesão à reciclagem e reaproveitamento ocasionam desafios ambientais e climáticos.

Ainda de acordo com o estudo, realizado em 2022 e divulgado em abril deste ano, 400 milhões de toneladas de plástico foram produzidas em todo o mundo no ano da pesquisa. A previsão é de que, em 2050, o volume seja de 800 milhões de toneladas.

Sobre a Estre Ambiental

Fundada há mais de duas décadas, a Estre Ambiental é considerada uma das maiores empresas de serviços ambientais do Brasil.

Temos a sustentabilidade como premissa, o que nos diferencia no mercado.

O grupo oferece importantes soluções no gerenciamento de resíduos, tanto para o setor público quanto privado, de forma inovadora, ética e sustentável.

A Estre Ambiental enxerga os resíduos como ponto de partida para uma série de oportunidades ambientais, tecnológicas, econômicas, sociais e comportamentais.

Sobre o Instituto Estre

Fundado em 2006, o Instituto Estre (IE) de Responsabilidade Socioambiental é uma Organização de Interesse Público mantido pela Estre Ambiental. Nosso objetivo é fortalecer a educação ambiental e o diálogo dos desafios socioambientais relacionados aos resíduos sólidos no Brasil, com o engajamento e conscientização da sociedade como um todo.

Atualmente, contamos com dois Centros de Educação Ambiental: Guatapará (SP) e Fazenda Rio Grande (PR). Segundo o último relatório do instituto, divulgado em 2024, mais de 24 municípios do interior de São Paulo e da Grande Curitiba estiveram envolvidos em nossos projetos. Foram mais de 38 mil pessoas mobilizadas em 330 atividades.

Saiba mais em nossa página no Instagram @institutoestre e pelo site institutoestre.org.br, que disponibiliza acesso ao acervo composto por cadernos de oficina, livros, livretos temáticos, artigos e publicações. Basta acessar a categoria, no topo da página, “Acervo”.