No último dia 25, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a entrega do Prêmio Excelência Educacional a 470 municípios que se destacaram na alfabetização de crianças. A premiação integra o programa Alfabetiza Juntos SP e visa reconhecer os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas pelo Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2024.
Os critérios para a escolha das cidades incluíram indicadores como o Índice de Excelência Educacional (IEE), que avalia a evolução das notas do Saresp, além de considerar a vulnerabilidade social, regime de ensino, a complexidade das escolas e o número de alunos matriculados.
A premiação é um sinal claro de que mudanças significativas podem ocorrer dentro do sistema educacional, mesmo em instituições historicamente menos favorecidas. Jemima Moraes Túbero, ex-diretora da unidade escolar, expressou sua honra e satisfação com o reconhecimento, revelando que sua meta ao assumir a direção era alterar a percepção negativa que a comunidade tinha em relação à escola. Historicamente, a escola, que agora é um bom exemplo para as demais, sempre foi considerada uma das mais problemáticas do município, segundo avaliação feita não apenas por pais de alunos, mas também por funcionários do departamento da Educação e pelos próprios integrantes da escola.

Este relato destaca a importância da liderança educacional e da determinação em reverter cenários desfavoráveis. Sob a gestão de Jemima, a escola Antonietta de Mattos Guaryannas Taveiros conseguiu trilhar um caminho de transformação, evidenciando que é possível proporcionar uma educação de qualidade, mesmo diante de dificuldades estruturais e sociais.

Edna Longo, ex-diretora do Departamento de Educação do Município, destacou a importância desse reconhecimento: “Receber este prêmio é uma honra para a cidade e em especial para a escola premiada. Agradeço e parabenizo aos professores e funcionários, desde a direção até os atendentes de alunos, que proporcionaram um ambiente enriquecedor aos nossos alunos,” declarou Edna. “Este prêmio é o reflexo de muita dedicação e comprometimento, é o resultado de uma ação constante para melhorar e impactar positivamente a vida de todos,” continua. “Espero que este reconhecimento inspire toda a rede municipal de Educação que é, sem dúvida o caminho para transformar o mundo. Tenho certeza que todas as escolas do município são merecedoras do prêmio”, finaliza a ex-diretora do departamento municipal da Educação.
O ex-prefeito Augusto Frassetto também comentou sobre a premiação, classificando-a como “resultado de um trabalho comprometido, pautado na dedicação, inovação pedagógica e no compromisso com a qualidade do ensino público”. Ele acrescentou: “A educação é a base do desenvolvimento de qualquer sociedade, e conquistas como essa demonstram que, com empenho e seriedade, é possível oferecer ensino de qualidade e preparar nossas crianças para um futuro promissor.”
Com iniciativas como esta, o Governo de São Paulo reforça seu compromisso com a melhoria da educação no estado, incentivando práticas que promovam o aprendizado e a inclusão social, fundamentais para o desenvolvimento sustentável das comunidades.