Mais de 20 milhões de pessoas vivem com diabetes no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. A marca coloca o país na sexta posição mundial em número de casos e acende um alerta sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do controle da condição, especialmente em decorrência do Dia Mundial do Diabetes, celebrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 14 de novembro.
A patologia, caracterizada pela elevação dos níveis de glicose no sangue, pode demorar para se manifestar. Estima-se que 1 em cada 3 pessoas não sabe que tem a doença, que pode se apresentar em dois tipos principais.
A diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico ataca as células responsáveis pela produção de insulina, enquanto a diabetes tipo 2, mais comum, é caracterizada pela resistência à insulina, levando a um aumento na produção do hormônio, até que o pâncreas não consiga mais controlar os níveis de glicose.
Os fatores de risco que podem desencadear a diabetes incluem obesidade, sedentarismo, idade avançada e histórico familiar. No entanto, a doença tem afetado cada vez mais jovens e crianças, devido à alimentação inadequada e à inatividade física.
Prevenção
Para a endocrinologista Tânia Toreto, da Hapvida NotreDame Intermédica, a chave para a prevenção é adotar um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática regular de exercícios.